terça-feira, 24 de janeiro de 2017

D. Afonso Henriques

1109 – Nasce Afonso Henriques

Diz a lenda que D. Afonso Henriques foi batizado em Guimarães, na Igreja de S. Miguel do Castelo.

1112 – O Conde D. Henrique morre .

Afonso Henriques foi  possivelmente  criado em Guimarães . Existe a hipótese de D. Afonso Henriques ter sido educado pela família dos Maias .

1120 – D. Afonso Henriques assume uma posição política oposta à de D. Teresa ( que apoiava o partido dos Travas )  .

1122 – É armado cavaleiro na Catedral de Zamora .

A lenda conta que Jesus Cristo apareceu na Cruz , com as Chagas á vista a D. Afonso Henriques , e Lhe terá dito :  “ COM ESTE SINAL VENCERÁS ” .

Igreja de S. Miguel do Castelo
1126 – Primeira doação aos Templários em Portugal : Fonte Arcada . Afonso Henriques transfere – se para Guimarães .

1127 - D. Afonso VII cerca Guimarães onde se encontrava D. Afonso Henriques . Sendo-lhe prometida a lealdade deste , D. Afonso VII desiste de conquistar a cidade .

24 de Junho de 1128 - Batalha no campo de S. Mamede , entre o exército de D. Afonso Henriques e o exército de D. Teresa , sua mãe e do Conde de Trava da Galiza .
D. Teresa perde , é presa no castelo de Lanhoso , e o Condado entregue a Afonso Henriques , que  declara vassalagem à Santa Sé .

OS PRINCIPAIS FIDALGOS DA BATALHA DE SÃO MAMEDE
Castelo de Guimarães
Soeiro Mendes de Sousa “ O Grosso “
Gonçalo Mendes de Sousa “ Sousão “ 
Egas Moniz de Ribadouro “ O Aio “ 
Ermígio Moniz de Ribadouro 
Gonçalo Mendes da Maia “ O Lidador “
D. Paio Soares da Maia “ Arcebispo de Braga “
Sancho Nunes de Barbosa 
Afonso Nunes de Barbosa 
Fernão Captivo “ Alféres-Mor “
Egas Moniz de Cresconhe
Paio Mendes
Paio Ramires Ramirão
Nuno Soares Velho
Godinho Fafes de Lanhoso 
Garcia Soares

Castelo de Lanhoso
1135 - Conquista Leiria

1137 - Cria desaguisados com Afonso VII no torneio de Arcos de Valdevez .

1139 – conquista Ourique em 25 de Julho , e intitula-se rei de Portugal . Nesta batalha , no dia em que completava 95 anos , numa altura em que os portugueses estavam a perder , " O LIDADOR "  ganhou vigor , atacou os muçulmanos , que ao verem um homem tão idoso a ataca – los , atribuíram ao rival , poderes mágicos e recuaram .
Estátua ao Lidador - Cidade da Maia
Um dos líderes muçulmano , atacou - o sozinho , mas foi derrotado , e assim o seu exército , desmoralizado e desorganizado , perdeu a batalha .
No fim da batalha o " Lidador " faleceu .

1140 - O primeiro documento original conhecido em que D. Afonso Henriques se intitula Rei de Portugal é a Carta de Couto a Estela , na Póvoa do Varzim , na altura : “ Sancta Maria de Stela ” .

1142 a 1144 - reúnem - se em Lamego , na igreja de Stª Maria de Almacave , as primeiras cortes portuguesas , Afonso VII reconhece D. Afonso Henriques como primeiro Rei de Portugal , e este é coroado pelo Arcebispo de Braga a  5 de Dezembro de 1143 .
A independência portuguesa foi reconhecida em 1143 pelo tratado de Zamora . 

1143 -  Guimarães é elevada a capital do reino .

Diz a lenda , que D. Afonso Henriques e um grupo de cruzados estando com sede , ao encontrarem uma moça moura lhe perguntaram onde haveria água nas proximidades .
A resposta da moura , foi que se o Deus dos Cristãos era assim tão poderoso , que fizesse nascer ali uma fonte .
Antiga Fonte da Moura na Cidade do Porto
D. Afonso Henriques desceu do cavalo e começou a rezar . De repente , água começou a brotar da terra .
Os cruzados ajoelharam - se a rezar , e a jovem moura converteu - se ao cristianismo .
Assim nasceu a lenda da Fonte da Moura , nessa zona da cidade do Porto .

1145 - D. Afonso Henriques casa - se com Mafalda de Sabóia . D. Afonso Henriques faz doação a Dom Roberto e aos seus confrades da Ermida de Rio Paiva uma na ermida de S. João da Foz do Douro .

1147 – Conquista Tomar , Porto de Mós , Torres Vedras sem oposição , Mafra .
Conquista Loures ,onde na batalha de Sacavém com um exército de 1500 homens derrotou um exército mouro com 5000 homens . 
O povo viu  “ um exército estrangeiro ” a combater pelos cristãos , atribuindo a vitória a um milagre de Nª Srª , dizendo que esse exército seria um exército Celeste .
Conquista Santarém , porém anteriormente estando D. Afonso Henriques a rezar no alto da serra de Albardos , prometeu a S. Bernardo que se conquistasse Santarém , todas as terras que dali conseguisse ver , seriam doadas á Ordem de Cristo .
Após a vitória, D. Afonso Henriques , lançou uma flecha , dizendo, que onde ela se fixasse , seria construído um mosteiro , posto isto , Deus mandou uma legião de Anjos arquitectos , que transportavam consigo rendas brancas , que, foram colocadas no lugar onde a flecha estava ( Real Abadia de Stª Maria de Alcobaça ) .
Conquista Lisboa aos mouros no dia de S. Crispim .
Conquista Almada e Palmela .

5 de Março de 1147 – Nascimento do primeiro filho de Afonso Henriques , o príncipe Henrique que veio a falecer com oito anos , o que motivou que o 
seu outro flho , com um nome pouco adequado a rei ( Martinho ) fosse alterado para Sancho .

1148 – Conquista Óbidos . Conquista Alenquer no dia de S. João .

1157 - Conquista de Alcácer do Sal, com a ajuda dos Templários . Nesta batalha morre D. Pedro Arnaldo , o Mestre dos Templários , cargo que passa a ser ocupado por Gualdim Pais , que fundou a cidade de Tomar.

1157 - 4 de Novembro - morre Mafalda de Sabóia em Coimbra . 

1160 - Conquista Evoramonte .

Afonso casa – se com Elvira Gualtar .

1166 - Conquista o Marvão .

De 1166 a 1168 - D. Afonso Henriques apodera - se de várias praças pertencentes à coroa leonesa . Fernando II de Leão estava a repovoar Ciudad Rodrigo e o português , suspeitando que o seu genro estava a fortificar a cidade para o atacar , enviou um exército comandado pelo seu filho , o infante D. Sancho , contra aquela praça . O rei leonês foi em auxílio da cidade ameaçada e derrotou as tropas portuguesas , fazendo um grande número de prisioneiros .
Em resposta, D. Afonso Henriques entrou pela Galiza , tomou Tui e vários outros castelos .

1169 - Atacou Cáceres . Depois cercou Badajoz na posse dos sarracenos , mas que pertencia a Leão , conforme o acordado no tratado de Sahagún assinado entre aquele reino e Castela . Quando os muçulmanos já estavam cercados na alcáçova , Fernando de Leão apresentou - se com as suas hostes e atacou D. Afonso nas ruas da cidade . Percebendo a impossibilidade de manter a luta , Afonso terá tentado fugir a cavalo , mas ao passar pelas portas terá fracturado a coxa contra um dos ferros que a guarneciam . Feito prisioneiro , foi tratado em S. Pedro do Sul , tendo Fernando de Leão chamado os seus melhores médicos para o tratar . Resulta assim um tratado de paz entre ambos os reinos , assinado em Pontevedra , em virtude do qual Afonso foi libertado , com a única condição de devolver a Fernando as cidades de Cáceres , Badajoz , Trujillo , Santa Cruz , Monfragüe e Montánchez , que havia conquistado a Leão . Foram assim estabelecidas as fronteiras de Portugal com Leão e a Galiza .
Termas de S. Pedro do Sul
Após Badajoz , a carreira militar de D. Afonso Henriques praticamente terminou , dedicando – se à administração dos território .

1179 – O Papa Alexandre III , confirma a independência de Portugal , e , reconhece Afonso Henriques como rei , atrevés da Bula “ Manifestis Probatum ” na qual designava pela primeira vez D. Afonso Henriques rei , e a ao qual dava o direito de conquistar terras aos Mouros sobre as quais outros príncipes cristãos não tivessem direitos anteriores .

1180 - Conquista Figueiró dos Vinhos .

6 de Dezembro de 1185 – ( 76 anos ) Data de falecimento em Coimbra onde é enterrado no Mosteiro de Santa Cruz .
Os muçulmanos, em sinal de respeito , chamaram-lhe Ibn - Arrik ( " filho de Henrique " ) ou El - Bortukali ( " o Português " ) .

A espada usada por D. Afonso Henriques era uma montante , uma espada de dois gumes , que necessitava do manejamento com ambas as mãos para golpear o adversário pelo alto ou de perfurar as armaduras pesadas da época . Eram carregadas em bainha presa nas costas ou presa , sua bainha , ao cavalo . A montante foi a maior espada já utilizada com regularidade por guerreiros em batalhas , chegando a pesar sete quilos e medir até 1 , 60 m. 
Para contrabalançar o peso da lâmina , a montante dispõe de um grande pomo maciço . Era utilizada durante a Idade Média , principalmente por guerreiros
 germânicos e escoceses , como forma de romper as formações dos regimentos de piqueiros , permitindo a passagem da carga de cavalaria para dentro  das formações inimigas .

Sem comentários:

Enviar um comentário